facebook pixel

Planejamento Tributário Operacional: O que é e Como Funciona?

por Angelo Peccini Neto em 01/11/2018 às 21:22 em Direito Tributário

Existem três tipos de Planejamento Tributário que podem ser aplicados na sua empresa: Planejamento Tributário Operacional, Planejamento Tributário Estratégico e Planejamento Tributário Tático.

O Planejamento Tributário é um conjunto de práticas legais adotadas para reduzir a carga tributária sobre a empresa. Já falamos aqui o nosso blog sobre o que é Planejamento Tributário e como ele funciona dentro de uma empresa.

Este artigo abordará  o Planejamento Tributário Operacional e como aplicá-lo a uma empresa.

 Planejamento Tributário Operacional

O que é o Planejamento Tributário Operacional?

O Planejamento Tributário Operacional é o modelo em que as ações que foram planejadas nas fases estratégica e tática são postas em prática.

Diz respeito aos procedimentos prescritos por lei dentro de uma empresa, onde busca realizar o cumprimento das obrigações fiscais.

É no tipo operacional que a redução dos tributos se gera através da antecipação dos pagamentos.

No Planejamento Tributário Operacional, o foco está nas atividades de rotina, onde definem objetivos e soluções bem específicos.

Esse modelo visa resoluções e ações a curto prazo, geralmente 3 a 6 meses, e é comandado por supervisores de cada área.

Como Funciona o Planejamento Tributário Operacional?

Os planos para o modelo operacional são detalhados e especificam diversas operações dentro da empresa.

Nele, serão especificadas as pessoas envolvidas, suas responsabilidades, funções e tarefas. Também serão definidos os materiais, equipamentos e recursos financeiros para realizar as ações que resultaram do planejamento.

O Planejamento Tributário Operacional define alguns objetivos específicos, que orientarão você a atingir a redução das obrigações fiscais.

Então, o Planejamento Tributário Operacional funciona como uma ferramenta para definir a forma como a sua empresa realizará as operações prescritas pelas normas.

Dicas para realizar um Planejamento Tributário Operacional

Para realizar um Planejamento Tributário Operacional, é importante ficar atento a algumas questões:

  1. Como fazer?
  2. Quem vai fazer?
  3. Qual o prazo esperado?
  4. Quais ferramentas e recursos?
  5. Quanto vai custar?
  6. Quais as alternativas?

Outra dica importante é utilizar a técnica do 5W2H:

  1. O que? (Who?)
  2. Por que? (Why?)
  3. Quando? (When?)
  4. Quem? (Who?)
  5. Onde? (Where?)
  6. Quanto? (How Much?)
  7. Como? (How?)

Além das dicas acima, é importante que seja feita uma análise dos riscos que sua empresa pode estar correndo ao realizar as ações.

Outra dica importante e, talvez a mais importante, é contratar um profissional de Direito e outro profissional, da área Contábil, para realizar o Planejamento Tributário. Todas as ações feitas para redução da carga tributária devem ser orientadas por um advogado, para evitar problemas fiscais.

Para finalizar…

Como vimos, o Planejamento Tributário Operacional é importante para que as funções e responsabilidades sejam direcionadas da maneira correta e evite desgaste de tempo e recursos.

É importante entender qual a categoria que a sua empresa se encaixa para ter total conhecimento sobre a quantidade e a incidência dos impostos que caem sobre a sua empresa para, assim, começar a realizar um Planejamento Tributário.

A sua empresa deve estar sempre dentro das leis fiscais d caem sobre a sua empresa.

Quando falamos de carga tributária empresarial, sabemos que é um assunto bastante delicado que pode gerar diversos problemas se não for de acordo com as leis.

Fazer um Planejamento Tributário é fundamental para que a empresa garanta saúde financeira e longevidade dos negócios, além de contribuir para que os colaboradores trabalhem focados nos resultados sem desviar os esforços em ações desnecessárias.

Para entender, é importante se aprofundar nesse assunto. Temos diversos conteúdos sobre gestão empresarial e tributação.

Nossos artigos podem ajudar você a ter maior noção sobre as necessidades da sua empresa e caminhar para o sucesso.

Angelo Peccini Neto

Escritório de Advocacia OAB Boa Vista, RR

2 artigos